“Vão e Ensinem”

Assumir a proposta de evangelizar a partir da tarefa educacional é dever da Escola Católica. Para isto é necessário atualizar e reforçar a identidade da escola através da transmissão sistemática e crítica das ciências, do saber e das culturas. Anunciar Jesus Cristo tornando-O conhecido como fundamento da prática educativa onde os valores humanos encontram sua realização transformando o sentido existencial do ser humano. Esta é a tarefa de formar para humanizar, libertar e construir sociedades e mundos novos na perspectiva da justiça, da solidariedade e da promoção do diálogo respeitoso entre ciência, tecnologia, ética, política e religião. (5ª Conferencia Episcopal da América Latina e Caribe – Aparecida São Paulo em 2007).

Contextualização

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de dimensão confessional católica, oferta a Educação Básica nas etapas de: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Quanto ao suporte de integração escola e família, o CNSA respeita e acolhe as diferentes formas de organização familiar e prioriza momentos de diálogo e escuta, buscando estabelecer atenta comunicação, utilizando-se para isto de meios adequados.

Neste sentido, considera-se necessária a capacidade de perceber, mediar e superar os diferentes desafios do mundo atual que se fazem presentes na sociedade e se manifestam na escola. Para isto é dever do CNSA proporcionar vivências que habilitem os educandos a enfrentar os desafios e contradições de forma a optar pela vida e pela dignidade como valores fundamentais à existência humana.

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora almeja dos seus egressos, atuação ética, capacidade para o diálogo, autonomia intelectual, consciência crítica e participativa, capaz de priorizar a defesa e a preservação da Vida e do Planeta, para que sejam pessoas reconhecidas socialmente como seres protagonistas de uma vida íntegra e digna.

Como Instituição, aspiramos a excelência do ensino e temos consciência de que esta é nossa missão que deve ser traduzida em processos de ensino e aprendizagem contextualizados e significativos. Porém o diferencial do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora está para além da excelência em permanente construção, é a sua “confessionalidade em Jesus Cristo que dignifica e enobrece a pessoa humana em seus direitos e deveres”. Esta é a forma de leitura e enfrentamento dos desafios que o mundo atual apresenta ao trabalho educativo, este é um jeito de fazer educação para a vida.

O continuo desenvolvimento tecnológico e a rápida superação dos conhecimentos exigem constante atualização e melhor qualificação profissional, capacidade empreendedora, espírito de liderança e competência para gestão de processos coletivos que, configuram-se como desafios para a educação escolar. Neste contexto nosso maior compromisso é proporcionar uma formação integral que promova a pessoa humana e a consciência do seu desempenho ético e espiritual no mundo.

O atual modelo econômico e a sociedade de consumo vêm alterando a biosfera de forma degradável, do ponto de vista ambiental estamos diante de um momento crítico na história da Terra. Percebemos problemas planetários que nos afrontam diariamente, aquecimento global, desertificação e desflorestamento, são algumas consequências da prática negadora de vida, poluidora das águas, devastadora das florestas e destruidora dos animais. O ser humano esquece que, quando promove a destruição da natureza ele está se autodestruindo, como parte integrante dela, esquece também que os elementos da natureza possuem uma relação de interdependência. A ecologia deve estar presente nas práticas educativas de forma crítica e libertadora, educando para escolhas de atitudes de preservação da vida no planeta Terra e se orientar por critérios coerentes com o propósito de mais justiça e paz. Tais escolhas devem contribuir para a superação das desigualdades e das agressões à criação. Orientamo-nos por documentos como: Agenda 21, Carta da Terra, Tratado da Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

A violência crescente gera insegurança nas populações, a corrupção, a impunidade, a falta ética e justiça na condução do dever público e da consciência coletiva comprometida com o bem comum, levaram as juventudes à desmotivação e descrença na capacidade de mediação do exercício político para a construção de um mundo melhor. A escola enfrenta o desafio posto pela crise de valores pela qual passa a sociedade, retratada pelos fenômenos do desrespeito a vida e do não reconhecimento da semelhança humana entre os indivíduos. O enfrentamento dessa situação deverá considerar a necessidade da construção de uma cultura de paz que eduque para adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da sociedade. (Década da Cultura de Paz)

Processo Educativo 

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora entende que as atividades pedagógicas têm enfoques nos aspectos ambiental, curricular e relacional. Estes enfoques contribuem para a construção de conhecimentos e formação de conceitos e atitudes que devem ser significativos para o estudante e relevante para a sociedade.

A organização dos processos educativos no CNSA deve atender as exigências da aprendizagem em cada período do processo formativo nas diversas fases da vida dos estudantes. É indispensável uma respeitosa atenção às dimensões emocionais, intelectuais e socioculturais da vida do educando, caráter essencial a uma formação adequada as idades e singularidades de cada fase do percurso educativo. Com esta perspectiva assumimos uma cultura sistêmica, participativa e integradora, com valores reconhecidos e compartilhados por toda a comunidade educativa.

O Projeto Pedagógico Institucional do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é sustentado por quatro dimensões: Pedagógica, Administrativa, Evangelizadora e Sociocultural.

Dimensão Pedagógica: O Projeto Pedagógico manifesta a aspiração de uma educação orientada pelos valores humanos e cristãos; educação que tem a responsabilidade de ampliar a formação humana, espiritual e científica dos educandos para ajudá-los a construir uma base de conhecimentos e valores que desenvolvam sua estrutura humana, psíquica e espiritual. Uma formação que consolide a descoberta do sentido da vida e da cidadania responsável e os torne capazes de enfrentar as urgências e adversidades do mundo contemporâneo.

Dimensão Administrativa: Assegura e subsidia o trabalho escolar, assumindo a corresponsabilidade na interdependência entre ações administrativas e pedagógicas. Garantindo a sustentabilidade financeira e melhoria no funcionamento da Instituição.

Dimensão Evangelizadora: Assumimos os valores do Evangelho, contemplados nos projetos de desenvolvimento humano e vivências litúrgicas. Destacamos o compromisso com a formação humana e cristã, transversal a toda a ação institucional. Buscamos vivenciar a prática do respeito, da liberdade, da solidariedade, do ecumenismo, do diálogo inter-religioso, da ética, do bem comum e da paz.

Dimensão Sociocultural: Consideramos o ensino e a aprendizagem como processo educativo de humanização que se processa pela apropriação das obras da cultura historicamente construída pela humanidade, pelos instrumentos culturais que envolvem as novas linguagens e tecnologias e pela interação dos seres humanos entre si fundamentados por valores que embasam a qualidade do ser pessoa. Neste sentido, sistematizamos atividades curriculares e extracurriculares que visam ao desenvolvimento cultural, esportivo e artístico da comunidade educativa. Essas ações são comprometidas com a formação integral dos indivíduos para sua interação com a sociedade.