O que é TDAH?

Em alguns casos, a falta de atenção pode ser crônica e estar associada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Qualquer pessoa pode apresentar sintomas do TDAH, mas o que define o diagnóstico é o prejuízo que isso traz no âmbito da aprendizagem, como evasão e abandono dos estudos. No entanto, os prejuízos também podem ser sociais, como, por exemplo, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho ou inadaptação social, dentre outros possíveis problemas.

Os sintomas do TDAH (tanto a desatenção quanto a hiperatividade) aparecem por volta dos 3 a 7 anos de idade. Na vida adulta, o que prevalece é a dificuldade de se concentrar. Na metade dos casos, a hiperatividade diminui. Além disso, algumas pesquisas apontam que os fatores genéticos e neurológicos são as mais prováveis causas do problema, embora fatores sociais possam contribuir para o desenvolvimento de dificuldades associadas.

O tratamento é feito geralmente com medicamentos e com a chamada Terapia cognitivo-comportamental (um segmento da Psicologia que busca criar estratégias para ajudar o indivíduo na organização, planejamento e cumprimento de tarefas e objetivos). Portanto, o acompanhamento de um especialista é fundamental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>