Desenvolva a empatia em cinco passos!

Desenvolva a empatia em cinco passos!

1. Livre-se de preconceitos

Ao praticar a empatia, estamos nos abrindo à possibilidade de conhecer verdadeiramente as pessoas. Apoiar-se em uma imagem construída cria uma espécie de muro, em que ambas as partes ficam na defensiva. Lembre-se: todo mundo é inocente, até que se prove o contrário!

2. Crie conexões pessoais

Quando você está livre de julgamentos, é mais fácil enxergar as conexões que temos com as pessoas. Se você vê algo que pode conectá-lo com seu interlocutor, diga! Ao demonstrar que você está disposto a estabelecer laços de confiança com seu grupo, certamente você receberá o mesmo em retorno.

3. Elogie de forma sincera

Todo mundo gosta de ser elogiado, é fato! Mas também é provável que 80% das pessoas que passam pelo nosso caminho conhecem de longe um bajulador, e bajuladores não têm empatia, apenas querem algo em troca. Reconhecer verdadeiramente algo de extraordinário feito por alguém é uma forma de criar empatia.

4. Faça perguntas

Fazer perguntas dentro do contexto demonstram interesse por quem fala, além de demonstrar que você está tentando “calçar os sapatos” do outro. Procure explorar como o outro se sente, sem jamais demonstrar estranheza ou qualquer tipo de sentimento negativo diante das respostas.

5. Não compare

Comparar pessoas ou situações é a maneira mais rápida de demostrar que você não tem o menor interesse pela situação, indo para o lado oposto da empatia. Apenas receba o que lhe está sendo transmitido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>